Jun 14, 2009

Impossível!!

Ainda no meu último post me lamentava dos votos em branco, da indiferença política, entre outros flagelos "mínimos" que afectam as democracias ocidentais.

No entanto, se se quiser realmente saber o quão importante pode ser um processo eleitoral (ao invés desta palhaçada que cá anda) deve-se procurar mais longe. No Irão, por exemplo.

Recentemente, deram-se as eleições presidenciais lá. E, enquanto que por cá se anda com politiquices de meia tijela, por lá o cenário é bem diferente. Segundo este relato no Twitter, o actual presidente supostamente ordenou, entre outras coisas, a queima de umas quantas urnas de voto, o corte do acesso à Internet (este estudante em Teerão estava a usar uma ligação via satélite para colocar os updates no Twitter), a vigia das linhas telefónicas, entre outras coisas.

Obviamente que não é possível verificar a veracidade destes posts, mas não é difícil imaginar algo desse género a ocorrer por lá - afinal de contas, as televisões internacionais também já transmitiram relatos de manifestantes pró-Mousavi (o outro candidato, alegadamente a concorrer contra o Ahmadinejad) a serem dispersadas pela polícia, e de que realmente houve cortes nas vias de comunicação.

Também não é difícil imaginar de quem será a vitória (aliás, já se sabe). E andamos aqui nós com politiquices idiotas... nem imaginam a sorte (!!) que temos, por termos ao menos o direito de votar em quem cremos ser o candidato ideal! Os iranianos, nem por isso...

No comments:

Post a Comment