Jan 2, 2009

Ano novo, acordo ortográfico (novo?)

Mandaram-me um link para isto, e acho que vale a pena ir dar uma olhada.

Até acabou por não ficar uma coisa má de todo (inclusive, teve 18 anos de maturação), acabando com muitos dos "casos particulares que contrariam a regra sem qualquer razão aparente".

No entanto, continua a fazer-me espécie ver palavras como "adotar", "diretor", "coletivo" - bem sei que já não leio a consoante muda, pelo que é apenas uma questão de tempo até desaparecerem essas formas.

Mas, por enquanto, o dicionário do computador ainda vai sublinhando a vermelho estas "novas" formas, além de me custar imenso digitar a palavra seguindo as "novas" regras - enquanto escrevia as três palavras que exemplifiquei acima, o dedo estava sempre a fugir-me para a tecla da consoante!

Resumindo e concluindo: vai ser necessária alguma habituação, mas esta era mesmo a evolução natural.

---

(Ah, mas que desapropriado sou eu! Imaginem lá que o meu primeiro post do ano tem que ver precisamente com o acordo ortográfico... bem, teria que ser sobre alguma coisa, por isso, ainda bem que foi sobre isto e não sobre outro assunto bem mais desapropriado!!)

Edit: Pelos vistos, ainda não entrou em vigor por terras lusas:

"(...)o Acordo Ortográfico afinal não entra já em vigor em Portugal (entrou em vigor no Brasil), nem está ainda definida a data para tal. Há um prazo de transição de 6 anos, até 2014, sendo que, entretanto, há-de ser definida a data de entrada em vigor.

Portanto, até novas instruções, continuaremos a escrever como dantes."


OK, isto ainda vai ter que esperar... mas a mensagem é mais ou menos a mesma que deixei no início do post - quer seja 2009, quer seja 2014!

3 comments:

  1. Informa-te em http://emdefesadalinguaportuguesa.blogspot.com/

    ReplyDelete
  2. Em primeiro lugar gostei do blog.Pois o acordo ortografico é deveras estranho.Andei eu treze anos na escola e agora dizem-me que tenho de escrever "mal". Sinceramente acho que não me vou conseguir adaptar... mas não há-de ser nada!

    ReplyDelete
  3. @Mikaka: Obrigado pelo comentário! Algo me diz que isto é para ficar, quer queiramos, quer não... também é verdade que olhamos para o Português de há 100 anos atrás e notamos diferenças significativas, não é?

    @RJ: obrigado pela ligação :).

    ReplyDelete