Dec 30, 2008

Os "nossos" planos de dados (se é que lhes podemos chamar isso!)

Ora bem, desde que recebi no Natal o meu novíssimo Palm Centro que ando às voltas com os tarifários de dados - apesar de ele não ter 3G, o EDGE já é mais que suficiente para consultar o e-mail, ver os horários de autocarros, fazer o upload de uma foto para o Flickr, tudo on-the-go! :)

Como eu sou Vodafone (o meu primeiro telemóvel ainda tem o software da Telecel, imaginem!), comecei por ver os planos desta. Para começar, nada de planos de dados ilimitados - que é o que mais se vê lá fora, ainda que sujeitos a uma "política de utilização responsável" (traduzindo por miúdos, nada de bit-torrent nem de VoIP). Mas com um plano limitado posso eu bem - seria mais para ver texto, e ocasionalmente algumas imagens, porque com EDGE não vou estar a puxar YouTube e afins, não é? :)

Certo, vamos então ver quais são os planos de dados que a Vodafone tem. (para uso pessoal, porque para empresarial não vi nada...) Um de 7.5 euros/mês, com limite de 100 MB (bastante bom). Mas... espera lá, tem qualquer coisa nas letrinhas pequenas!

O tráfego incluído não transita para o dia seguinte, não é válido em Roaming e não pode ser utilizado para comunicações de voz sobre IP (VoIP) ou em aplicações não autorizadas pela Vodafone.

Para aceder à Internet Móvel e usufruir deste tarifário deverá escolher o ponto de acesso "Vodafone live!" (wap.vodafone.pt). Este ponto de acesso permite apenas navegar com tráfego http.


Calma aí, eles controlam aquilo que eu quero fazer com o telemóvel!

De facto, eu tentei aceder da forma como eles disseram, no meu Centro (utilizei a tarifa diária, que custa 1 euro/dia e tem 10 MB de tráfego). O resultado foi misto: havia aplicações que funcionavam (porque tinham suporte para proxy) como o Blazer (o web browser), o Opera Mini, e o cliente de e-mail. Mas depois também havia outras, como o cliente de IM, o Google Maps, etc, que pura e simplesmente não ligavam, porque precisavam de ter acesso ao proxy.

Descobri que a Vodafone tem igualmente um tarifário de Internet Móvel, em que não há essas limitações. Só tem tarifa diária: 3 euros/dia para 50 MB de tráfego. OK, está porreiro, mas porque é que não metem um tarifário mensal, com um plafond razoável (sim, não preciso de tanto), e a um preço em conta? (não me importava de pagar os 10 euros/mês que eles cobram pelo pacote Navegar+Messenger+Mail...)

Pronto, da Vodafone já sabemos a história. Parece-me que vou ter que mudar de rede... fui então ver o que se passava na TMN e na Optimus.

Ora... liberdade! Tanto na TMN como na Optimus não há aquela história ridícula do tráfego ter todo que passar pelo proxy, pelo que os planos de 7.5 euros/mês, com 100 MB de tráfego, chegavam-me perfeitamente. A Optimus distingue-se na TMN pelo facto de podermos consultar o tráfego consumido, mandando um SMS.

Só que há outro problema, que é o tarifário de voz e SMS. Eu, na Vodafone, tenho o plano com 10 números a tarifas reduzidas, SMS grátis para a rede Vodafone, e chamadas a 30 e tal cêntimos para o resto. Acontece que a maior parte dos meus contactos até é Vodafone, pelo que se eu passar para outra rede, vai-se tornar bem mais caro comunicar com a maior parte dos meus conhecidos.

Foi então que fui ver o site da UZO. Realmente, em termos de comunicações, está espectacular: desde que se façam carregamentos de 15 ou mais euros de 30 em 30 dias, temos chamadas a 12 cêntimos para todas as redes, além de SMS a 5 cêntimos. Parece-me um bom negócio!

Só que... como é o plano de dados? Fui ver, e, de facto, têm um plano de dados (o que até é bom, tendo em consideração que é uma operadora low-cost!), só que é diário, e não têm a opção de um plano mensal!

O preçário até está acertado, cobram 33 cêntimos se se usar até 100 KB de tráfego (o que está bem para quem vir o e-mail poucas vezes por dia...), e vai escalado até aos 10 MB de tráfego, em que cobram quase 1 euro por dia. A partir daí, começam a cobrar 10 cêntimos por MB, pois ultrapassou a "política de utilização responsável". Mas continua a faltar um plano mensal...

E o que concluo com tudo isto? Simplesmente, vou começar a pensar em mudar para a UZO, mas não vou com muita pressa, porque agora nem grande tempo tenho para tratar dessas coisas. Mas entristece-me que as operadoras em Portugal tenham uma visão tão tapadinha das coisas. Já lá fora...

No comments:

Post a Comment