May 28, 2012

Manhãs...

Melres, praia fluvial

Pronto, admito-o: I'm an early morning lover (tal como na música do Paul Simon...).

Digamos que não foi sempre assim... quando era pequeno, o que os meus pais sofriam para me tirar da cama em dias de escola, e é melhor nem falar nos fins-de-semana, o filme que era para me fazerem ir nadar ao sábado de manhã!!... (muito embora, depois de sair da piscina, até achar que valeu a pena o esforço!!) Não tive nenhuma "near-death experience" para me mudar radicalmente o carácter, por isso não faço a mínima ideia da razão para tal transformação.

Mas o que é certo é que, de facto, gosto de sentir a frescura de uma manhã com o sol ainda a começar a aparecer, e a sensação de fazer parte de um grupo muito selecto de pessoas de facto acordadas a essa hora (olha o elitista...). Se durmo de mais (por vezes acontece, sobretudo se tenho pouco para fazer no dia em questão) acabo eventualmente por ficar rabugento para o resto do dia, e parece que as (poucas) coisas que tenho de fazer não "rendem"!

O facto de remar de forma mais ou menos permanente (considero-me um remador "social/fora de competição", apesar de praticamente não falhar um treino!) também ajuda a esta predisposição, visto que é certo e sabido que o rio está nas suas melhores condições de manhã cedinho, o que é particularmente determinante para quem rema num single scull, como eu. Ou será ao contrário?... a pergunta clássica do ovo e da galinha, poderia ter sido esta recém-adquirida propensão para a actividade matinal que me ajuda a não falhar um treino, ou poderão ser os treinos matinais que me provocaram "isto"?

Inclino-me mais para a primeira hipótese... é verdade que quando era mais pequeno não era lá grande amigo de acordar cedo de manhã, mas havia sempre um encanto nisso - especialmente naqueles dias em que fazíamos passeios familiares para fora da cidade, ou quando ia à caça ou à pesca com o meu pai, o acordar cedo e seguir viagem com os primeiros raios de sol fará sempre parte do meu imaginário!... Daí que conclua que não é algo novo, decididamente não. Quiçá apenas "maturado" pela idade... (dito assim, até parece que já tenho umas largas décadas em cima!... :-P)

Ah, e já agora, a imagem em cima é, como não poderia deixar de ser, do meu adorado rio Douro. Tirada bem cedinho na manhã do segundo dia da descida anual do Douro do meu clube, pouco depois metemos o Yolle na água e seguimos viagem naquele plano de água fantástico!

Edit: enquanto trauteava a música cuja letra tinha o pedaço que meti na primeira linha apercebi-me que a referida música é dos Supertramp, e não do Paul Simon. Sorry 'bout that! :-)

No comments:

Post a Comment