Jun 2, 2009

Ando farto disto.

Disto tudo. Desta mediocridade que nos rodeia. Da "geração mentecapta".

Hoje, ao falar com o meu irmão (que anda no 8º ano de escolaridade, mas poder-se-ia generalizar a qualquer idade compreendida entre os 10 e os 20+ anos), obtive imensos detalhes do comportamento da turma dele na sala de aula. E não são nada favoráveis. Mas nada que já não se soubesse!

Desde o "dá-me o telemóvel já" que a opinião pública deveria ter despertado para a balbúrdia que reina no sistema de ensino português, quer público, quer privado. E a coisa não é só cá... ainda me lembro de um mail que por aí circulava, contendo barbaridades escritas em exames por alunos franceses. E os filmes/séries também já orgulhosamente ostentam esta mediocridade emergente.

O pior disto tudo é que é um sistema com feedback: os alunos vão para a escola com má educação, seja esta proveniente de casa, do bairro social, do circulo de amigos, do que quer que seja; os professores eventualmente desistem, mesmo aqueles que nem eram _maus_ professores, à partida - vão sendo levados pela corrente, conforme indirectamente me referi no meu último post. E o facto dos professores desistirem só dá mais oportunidades aos alunos de continuarem a prevaricar, piorando a situação.

Está-se a formar uma geração de mentecaptos (perdoem-me a expressão), que não recebem qualquer tipo de educação construtiva - o que fica é apenas o pensar no imediato, no que é bom para eles (a curto prazo, obviamente), e eventualmente isso irá dar asneira.

O tsunami dos mentecaptos já chegou a toda a parte: infelizmente, constato o facto todos os dias, em toda a parte: desde a faculdade até àquilo que vejo na estrada, na TV, na rua... E não há fim à vista para este problema.

Vamos lá a ver como é que isto progride... mas o prognóstico não é nada favorável. Espero honestamente que não estejamos sozinhos neste awareness geral, senão todo este esforço é em vão!

1 comment:

  1. Penso nisto mesmo que disseste todos os dias que vou para a escola. E confirma-se, pelo menos em mais de metade da minha turma. Agora é esperar para ver onde isto vai parar.

    ReplyDelete