Jun 17, 2009

Coisas que me chateiam (parte 1)

Ena pá, vou inaugurar uma rubrica no meu blogzito!! Denomina-se "Coisas que me chateiam", como já se deve ter reparado pelo título, e tentarei dizer mal de uma forma construtiva (haverá outra forma? :-) ) de coisas que me aborrecem no dia-a-dia. Vamos a isso?

E para esta rubrica vêm os cinemas. Parece impossível que uma simples ida ao cinema nunca fique por menos de 4 euros (e estou a falar de estudantes, porque pessoas "normais" pagam o bilhete de adulto, que fica por bem mais de 5 euros!!). É verdade que é necessário pagar o investimento (embora tenha a impressão que em muitos sítios essa despesa já foi amortizada há bastante tempo), e os custos de funcionamento. Ainda assim, é ridículo pagar-se o que se paga. Muita da pirataria que se pratica por essa Internet fora advém de situações como esta, infelizmente.

Ainda assim, consigo minimamente compreender o facto de terem que praticar tais preços - além dos meios ilegais, também têm que competir com o pequeno ecrã e o mercado do DVD/Blueray/whatever. Só não consigo compreender é o facto de, depois de se terem pago mais de 4 euros para entrar, se apanha com meia hora de publicidade!! E não estou a falar dos trailers (que essa é sempre uma boa forma de sabermos quais os filmes que andam por aí, especialmente para uma pessoa como eu, que só vai ao cinema em épocas de exame...). Estou a falar de anúncios televisivos, iguaizinhos aos que passam nos intermináveis intervalos da TVI/SIC/whatever. (e essa é uma das razões pelas quais eu abençoo os chulos da TV Cabo, que praticam um serviço caríssimo mas ao menos os canais extra têm a publicidade reduzida a um mínimo!!!)

E esta é a parte revoltante: ando eu a pagar mais de 4 euros para levar com 30+ minutos de publicidade??! Como é que é? Vou dar um exemplo: ontem fui ao cinema com pessoal lá da faculdade. Íamos ver um filme às 22h00. Pois, o problema é que levámos com três camadas de publicidade consecutivas: os slides (enquanto não se escurecia a sala), a publicidade género TV, e ainda os trailers!! Resultado: o filme eventualmente só acabou por volta da meia-noite e tal (quanto podia ter acabado bem mais cedo, ainda por cima havendo gente que tinha que trabalhar no dia seguinte), e fomos obrigados a levar com aquela publicidade toda à mistura!!

Enfim... se eu queria ver anúncios tinha ficado em casa a ver a TVI. Enough said.

4 comments:

  1. Totalmente de acordo. Aquela publicidade toda inicial era escusada. E ainda para mais, têm o intervalo ao meio que são mais 10 min. de publicidade (dizem que é para se encher o pacote com mais pipocas). Mas odeio o intervalo, perco o fio à meada.

    Ah, e essa é uma das razões que me levou a deixar de ver TVI, Sic, etc, já para não referir o seu fabuloso conteúdo... Os canais TV Cabo são, neste momento, a melhor alternativa.

    Mas bem, tu és um refilão de primeira! Ainda vais acabar a escrever crónicas literárias para os jornais. (E não digo isto pelo lado ofensivo, bem pelo contrário!)

    ReplyDelete
  2. Bem, obrigado pelo comentário!
    Acho que estas coisas têm que ser ditas, doutra forma um blogue era meramente um objecto decorativo!!

    ReplyDelete
  3. Bem, a minha opinião é conhecida, estes gajos nem as pensam.

    Quando aparecem os avisos sobre pirataria antes dos filmes é a cereja no topo do bolo. Mas depois queixam-se da crise, e principalmente da pirataria. Ou não têm noção do que andam a fazer (a minha aposta), ou andam a gozar com as pessoas ...

    Fui ver o UP e deixei lá 30 euros, por 4 pessoas. 30! As duas crianças tiveram desconto de 80cts cada uma (wohooo!) e têm que se pagar mais 2 euros por pessoas "por causa da tecnologia envolvida", os óculos "especiais" são oferta (esta é a tanga deles).

    A mim só me apanham lá ou para ver filmes *épicos* ou quando vou com as sobrinhas ver filmes de animação ...

    ReplyDelete
  4. É, realmente aquilo anda pela hora da morte. E é como dizes, os avisos da pirataria são mesmo a cereja no topo do bolo... com os preços abusivos que eles praticam, não existe outra opção! (ou melhor... existe! É não ver de todo...)

    ReplyDelete