Jun 8, 2009

Coisices variadas

Pois é, hoje lá me baldei ao meu estudo para assistir ao live feed da WWDC. Muito embora ultimamente nem tenha ligado a todo este hype (aliás, só soube precisamente hoje que a conferência principal era às 18h deste dia!), lá fui ver (ler) aquilo.

Pairavam rumores sobre iPhones, e havia a história do software para o dito. Mas não sei, eu pelo menos não tinha lido nada sobre os novos MacBooks Pro... apanhou-me completamente de surpresa essa.

Então não é que eles (finalmente) se lembraram de espetar um slot SD na máquina? Caramba, até o meu EEE de 400 euros tem isso :).

Parvoíces à parte, o que é certo é que o MacBook Pro de entrada de gama, de 13'', está muito apetecível. Basicamente é o MacBook Unibody antigo, mas com o regresso do FireWire (yay!) e com o teclado iluminado de série. Ah, e com o nome "Pro" na bezel.

É claro que tinha que haver mais qualquer coisa: uma bateria nova, de grande capacidade (dizem que a autonomia vai até 7 horas, mas é ver para crer... também dizia aqui no meu EEE (num autocolante bem berrante e com erros ortográficos à mistura) que ia até 5 horas, mas nunca consegui mais de 3h30-4h no Windows, com tudo no mínimo...). Infelizmente, é não-removível - mas pronto, se eles dizem que ela só precisa de ser substítuida de 5 em 5 anos, nem parece um mau negócio...

Anyway, parece uma máquina engraçada. Se eu tivesse uns 1000 euros para dispensar até era capaz de me fazer ao piso. Pena é que não tenha as dimensões do meu EEE (mantendo o teclado e o monitor intactos, o que não acredito que seja engenheiramente possível (espero que esta penúltima palavra exista, senão estou em maus lençóis)).

E, de resto, parece que o Snow Leopard está mais rápido. E, além disso, o upgrade nem vai pesar muito na carteira (digo eu, que arranjei uma licença completa do Leopard por 50 euros - vivam os descontos de estudante!). Excelente, lá para o fim do ano falamos, então.

Uma coisa que me chateia: o preço (e eventuais tarifários) do iPhone - por que carga de água é que o dito cujo é bem mais barato nos Estates, além de ter um plano de dados bem mais competitivo e acessível do que "aquilo" que as operadoras nacionais nos "oferecem"? (esta das aspas está a ser em demasia...). Mas... venderem o iPhone por $199 quando cá está a €299? E agora, com a baixa de preços, ainda vai ser mais hilariante - quero ver por quanto vão vender o modelo que custa $99 nos States.

E outra coisa. Estive a ver o vídeo das features do novo iPhone 3GS (será que tem algo que ver com o ][gs? :o) ), e praticamente não encontrei uma única feature apresentada que o meu Palm Centro não faça. Obviamente que não quero comparar alhos com bugalhos (são segmentos completamente distintos), e não digo que não fiquei maravihado (para não dizer outras coisas que denegririam subsequentemente a minha imagem...) com algumas das coisas apresentadas.

Mas... copy/paste? O Centro tem. Voice dialing? Pode não indexar as playlists do reprodutor de música daquilo, mas aquela coisice de ele ditar o número e ele ligar? Tem. Voice memos? Também (aliás, até permite acrescentar voice memos às fotos que tiro, para ajudar como segunda memória...). Pesquisa generalizada? Também (e o Pre veio ajudar ainda mais à festa).

Obviamente que as features mais high-end, como a edição de vídeo no aparelho (para subsequente upload para o YouTube) não serão de todo viáveis num aparelho tão frugal como o Centro. Mas só para dizer que a Apple não reinventou a roda, só colocou jantes mais bonitinhas e fáceis de manusear (se bem que esta última parte da analogia está um pouco estranha, uma vez que eu não manuseio as jantes do meu carro diariamente :P).

Enfim... chega. Tudo isto é muito bonito, mas no fundo, não é absolutamente necessário - obviamente que gostaria de ter um iPhone ou mesmo um daqueles MacBook Pros que referi acima, mas consigo despachar as coisas que tenho para fazer com um Centro e um EEE, por isso, para quê estar para aqui a perder tempo com estas coisas? Meh, foi mais um texto de opinião com a marca de Manuel Marques. Não percam o próximo :).

Edit: afinal não, o 3GS não tem nada a ver com o ][gs. (que aliás é mais IIgs, ou mesmo ||gs...) s == speed :).

1 comment:

  1. As novidades pareceram-me mesmo boas. :D

    ReplyDelete